• Sustentabilidade
  • Descarbonização
  • Indústria
Air Liquide vende sua primeira unidade de purificação de biogás para uma estação de tratamento de resíduos sólidos no Brasil (2)

A Air Liquide vai projetar, construir e entregar sua primeira unidade na América Latina de purificação de biometano produzido a partir de resíduos sólidos, no aterro de Cariacica (ES). O local, de propriedade e operado pela Marca Ambiental, recebe metade de todos os resíduos produzidos no Espírito Santo, Brasil. A nova instalação será capaz de transformar esses resíduos e processar 2.500 metros cúbicos por hora de biogás em biometano. Nesse ritmo, o local terá capacidade total de produção de 155 GWh/ano de biometano, que poderá ser injetado no gasoduto de gás natural para fornecer energia à comunidade local. A previsão é que o site esteja operacional no segundo semestre de 2025.

A Air Liquide desenvolveu competências ao longo de toda a cadeia de valor do biometano, desde a produção de biogás a partir de resíduos, até à sua purificação em biometano para ser injetado nas redes de gás ou compressão/liquefação com armazenamento e transporte até aos clientes. Esta unidade de produção de biometano em escala industrial complementa a oferta de equipamentos de biogás existentes da Air Liquide na América Latina. No Brasil, o Grupo oferece as bioestações AG050 e AG100, que processam o biogás produzido a partir de resíduos agrícolas locais em propriedades rurais em biometano. Globalmente, a Air Liquide possui atualmente 26 unidades operacionais de produção de biometano para uma capacidade de produção anual de cerca de 1,8 TWh.

Caio Mogyca, Diretor de Desenvolvimento de Novos Modelos de Negócios - América do Sul. “A oportunidade de trazer para o mercado local uma tecnologia já consolidada em outros países onde o Grupo Air Liquide está presente demonstra o potencial das nossas soluções para um futuro mais sustentável e de baixo carbono. Queremos continuar colocando o nosso conhecimento e experiência ao serviço deste compromisso.”

Diogo Ribeiro, Diretor de Energias Renováveis do Grupo Marca. “Escolhemos a Air Liquide para ser nossa parceira neste projeto por sua consolidada experiência em desenvolver soluções sustentáveis que se aplicam aos mais diversos perfis de negócios, além de termos em comum o compromisso com valores como o respeito ao meio ambiente e a consolidação da transição energética”.