Be Innovation: Air Liquide reconhece inovação em projetos globais

A Air Liquide, líder mundial em gases, tecnologias e serviços para a indústria e saúde, realiza anualmente o Be Innovation, premiação que contempla projetos inovadores criados por colaboradores ao redor do mundo. O prêmio tem como objetivo estimular a “cultura da inovação” dos colaboradores.

Neste ano, quatro projetos brasileiros realizados em parceria com start-ups, representando vencedores dos últimos anos, serão apresentados no Centro de Inovação da companhia em Paris, cidade onde está localizada sua matriz.

Os projetos reconhecidos pelo Be Innovation se destacam pelo alto nível técnico, por serem disruptivos, promoverem descobertas de novas aplicações de gases ou soluções que agreguem praticidade, economia, agilidade e eficiência ao dia a dia da organização.

Entre os projetos desenvolvidos na Air Liquide Brasil, estão: a Sophie, personagem criada com inteligência artificial para interagir com clientes e pacientes na Central de Atendimento do VitalAire (segmento de saúde domiciliar do Grupo Air Liquide), a fim de agilizar as respostas às demandas apresentadas; e o Ventilação Segura, que consiste na instalação de um sensor para emitir sinais de alerta relativos à manutenção preditiva de ventiladores mecânicos, equipamentos utilizados por pacientes que necessitam de suporte à respiração.

Os critérios de avaliação da premiação são: a criatividade, geração de valor, esforço despendido, aplicabilidade e sustentabilidade, entre outros diferenciais que ajudem as unidades e a empresa a evoluir seus serviços.

O Prêmio Be Innovation surgiu em 2016, contando com mais de 140 participantes desde as primeiras edições. A cada ano, de 30 a 40 projetos são inscritos. Um só projeto pode gerar impacto de até R$ 4 milhões para a empresa. Os jurados são pessoas das operações, que “julgam” os projetos em uma votação oculta e secreta.

Renato Schröter, gerente de Inovação da Air Liquide Brasil. "Nós amadurecemos para a inovação: não queremos mais ‘parecer’ inovadores localmente, nós somos inovadores sendo relevantes ao grupo Air Liquide no mundo e o Be Innovation tem refletido essa realidade com reconhecimento da criatividade e eficácia dos brasileiros. Estamos cada vez mais interessados em promover o engajamento interno de nossos colaboradores nas questões relativas à inovação e transformação digital”.