Energy Observer: barco a hidrogênio chega ao Brasil em novembro

• Descarbonização
  • Sustentabilidade
© Energy Observer Productions - Victorien Erussard

O Energy Observer chegará à costa brasileira em novembro, com parada em Fortaleza-CE, entre os dias 16 e 24 de novembro. Esta será sua primeira visita à América Latina, uma oportunidade para destacar o plano de transição energética do Brasil, uma vez que o país é o maior consumidor de energia da região e o 3º maior produtor mundial de energia renovável.

Como primeiro barco autônomo em energia e embaixador francês para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o Energy Observer explora soluções concretas e desenvolve tecnologias para acelerar as transições ecológicas. O hidrogênio renovável é a pedra angular da cadeia energética do barco e é produzido a bordo, por meio da eletrólise da água do mar, permitindo que fosse armazenado o excesso de toda energia proveniente de fontes renováveis desde o início da odisseia. Isso também contribuiu para que o barco pudesse navegar de forma totalmente autônoma durante 6 anos.

O hidrogênio está no centro da parceria da Air Liquide com o Energy Observer desde 2017. A experiência da Air Liquide em toda a cadeia de valor do hidrogênio, combinada com as inovações testadas pelo Energy Observer, ajudam a acelerar o desenvolvimento de soluções baseadas em hidrogênio e as suas aplicações em grande escala, em particular no setor marítimo.

Aumentar a consciencialização sobre o tema é fundamental para construir uma economia do hidrogênio. A Air Liquide e o Energy Observer estão profundamente empenhados em contribuir para aumentar a consciencialização sobre a transição energética na sociedade em geral. Atores industriais, institucionais e acadêmicos, bem como escolas e universidades, terão a oportunidade de visitar o barco e trocar ideias sobre o tema da descarbonização.

Albert Correa, CEO da Air Liquide para América Latina. “Como orgulhosa parceira do Energy Observer, a Air Liquide tem o prazer de dar as boas-vindas ao Energy Observer na sua histórica primeira visita à América Latina. Nossa presença estabelecida no Brasil, abrangendo desde gases industriais até iniciativas de energia renovável, reflete nosso compromisso em promover um futuro mais seguro e responsável no país. A chegada do Energy Observer significa um momento crucial na nossa jornada partilhada em direção a um futuro sustentável para as comunidades daqui e de toda a região.”

Clique aqui para ver o Press Kit.