Voluntários recolhem 11,7 kg de resíduos na Praia do Embaré

• Sustentabilidade

A Air Liquide, líder mundial em gases, tecnologias e serviços para a indústria e saúde, realizou na última segunda-feira, 18 de setembro, uma ação de limpeza na Praia do Embaré, em Santos (SP), em parceria com o Instituto EcoFaxina. A iniciativa teve como objetivo evidenciar o impacto ambiental do descarte indevido de  resíduos ao longo de aproximadamente 700 metros de faixa de areia. Em quatro horas de trabalho voluntário, foram recolhidos mais de 12 mil itens que, pesados, totalizaram 11,7 kg, sendo a maioria plásticos, que somaram mais de 7 kg do total de materiais coletados.

Participaram da atividade 39 colaboradores voluntários da Air Liquide Brasil, que contaram com o suporte técnico-científico do Instituto EcoFaxina, parceiro da companhia nesta ação. Depois dos plásticos, os itens mais retirados na ação de limpeza da praia foram: fragmentos de papel (quase 4 mil itens) e bitucas de cigarro (mais de 2.500). A relação completa dos itens coletados na praia encontra-se adiante.

Esta foi a primeira ação do gênero promovida pelo Comitê de Sustentabilidade da empresa, que conta com colaboradores de diversas áreas. A equipe de voluntários, composta por funcionários de unidades da Air Liquide na Região Metropolitana de São Paulo, se encontrou na sede da companhia e se deslocou até a Praia do Embaré, em Santos. Os colaboradores realizaram, entre 9h e 13h, a coleta e a separação, para posterior destinação correta dos resíduos pelo Instituto EcoFaxina.

A Praia do Embaré, ponto turístico tradicional de Santos, é impactada pela poluição não só causada por frequentadores, mas também pela contaminação da água por microplásticos e outros resíduos que são transportados por correntes de maré, do estuário até as praias da região. A limpeza foi realizada em conformidade com as autoridades locais nos 700 metros de areia entre os canais 4 e 5 da praia, sob a orientação do Instituto EcoFaxina, que promove a educação ambiental e foca no combate à origem de resíduos poluentes. Neste caso, a poluição é causada por plásticos provenientes do consumo humano, como isopores, hastes de cotonetes, canudos, entre outros.

Em todas as suas ações, o Instituto faz análises dos resíduos recolhidos e, com base nos dados, toma decisões sociais que podem impactar na diminuição da poluição ambiental. Mais de 70 toneladas de resíduos já foram retiradas das praias desde o início das atividades do Instituto, há aproximadamente 15 anos. William Schepis, fundador e Diretor-Presidente do Instituto EcoFaxina. “É uma honra ser lembrado por empresas como a Air Liquide, que enxergou e acredita no trabalho do Instituto EcoFaxina, divulgando os impactos da poluição marinha”.

Marcelo Alcântara, Gerente Executivo de Estratégia & Marketing e presidente do Comitê de Sustentabilidade da Air Liquide Brasil, "Para a Air Liquide, promover ações que mobilizem os colaboradores a colocar em prática os seus princípios e sua coletividade é fundamental. Unir isso ao cuidado com o meio ambiente é muito gratificante e reafirma o compromisso da empresa e seus colaboradores por um mundo mais sustentável".

Detalhando os itens recolhidos na Ação de Limpeza da Praia do Embaré, em Santos (SP):

• Total de resíduos retirados da praia: 12.928
  • Tubo de PVC: 1
  • Aplicador vaginal: 1
  • Presilha: 1

Todo o material, pesado, totalizou 11,7 kg de resíduos, sendo:

• Plástico: 7,6 kg
  • Isopor: 0,3 kg